Especialidades JA/Cultura Sul Americana/Respostas

From Pathfinder Wiki
< AY Honors‎ | South American CultureAY Honors/South American Culture/Answer Key/pt-br
This page is a translated version of the page AY Honor South American Culture Answer Key and the translation is 100% complete.
Other languages:
English • ‎español • ‎português do Brasil
Cultura Sul Americana

Nível de Habilidade

1

Ano

2019

Version

29.04.2024

Autoridade de Aprovação

Divisão Sul Americana

South American Culture AY Honor.png
Cultura Sul Americana
Atividades Missionárias e Comunitárias
Nível de Habilidade
123
Autoridade de Aprovação
Divisão Sul Americana
Ano de Introdução
2019


1

Descreva quais os países que fazem parte da Divisão Sul Americana da IASD e cite 3 ou 4 características típicas de cada país, que podem ser língua, bandeira, comida típica, costumes e roupas típicas.


Argentina

Bandeira da Argentina
Bandeira da Argentina
Argentina

Comida típica: Chouriço, lomo, parrilla, etc.
Língua: Espanhol, normalmente chamado castelhano pelos argentinos.
Costumes: Tomar erva-mate, encurtar palavras, etc.

Bolívia

Bandeira da Bolívia
Bandeira da Bolívia
Bolívia

Comida típica: Empanada de arroz, locro, salchipapas, etc.
Língua: Espanhol, quéchua, aimará, guarani e uma variedade de línguas indígenas de menor uso.
Costumes: Profundamente católicos, folclore rico, etc.

Brasil

Bandeira da Brasil
Bandeira da Brasil
Brasil

Comida típica: Carne de sol, pão_de_queijo, tacacá, etc.
Língua: Português
Costumes: Troca de carinho em público, celebrações religiosas, saída tardia de casa, etc.

Chile

Bandeira da Chile
Bandeira da Chile
Chile

Comida típica: Pastel de choclo, curanto, ceviche, etc.
Língua: Espanhol
Costumes: Cumprimentar com um beijo na bochecha na chegada e na ida, mesmo que não te conheça, super pontuais, etc.

Equador

Bandeira da Equador
Bandeira da Equador
Equador

Comida típica: Chifles, (cocolón), muchines, etc.
Língua: Espanhol
Costumes: Hospitalidade, seu bom sentido de humor e seu especial acento ao falar.

Paraguai

Bandeira da Paraguai
Bandeira da Paraguai
Paraguai

Comida típica: Chipa, sopa paraguaia, etc.
Língua: O guarani, língua falada pela maioria da população, e o espanhol são os idiomas oficiais. O dialeto falado no país é o espanhol rioplatense.
Costumes: Consumo da erva-mate através do tereré, guarda orgulhosamente seu passado indígena, etc.

Peru

Bandeira da Peru
Bandeira da Peru
Peru

Comida típica: Olluquito con charqui, pollo a la brasa, picante de cuy, etc.
Língua: O espanhol é falado por 70% dos peruanos. Os outros idiomas falados no Peru que não são línguas oficiais são o aimará e quéchua. A quéchua é a segunda língua mais falada.
Costumes: A liberdade de culto é a regra no Peru, embora a religião majoritária seja a católica, os antigos peruanos foram artesãos por excelência, e desenvolveram um alto nível tecnológico nesta atividade, a música e a dança sempre tiveram um papel importante na sociedade peruana, etc.

Uruguai

Bandeira da Uruguai
Uruguai

Comida típica: Chivito, choripán, pancho, etc.
Língua: O idioma oficial do Uruguai é o Espanhol ou castelhano, falado pela grande maioria dos habitantes.
Costumes: Carnaval mais longo do mundo, dizer "buen provecho" é um costume muito forte sempre que alguém vai fazer uma refeição, tomam bastante mate, etc.


2

Escolha uma tribo ou civilização nativa sul americana e faça uma apresentação visual com cerca de 5 fotos por cartaz, vídeo ou power point sobre sua história e costumes.



3

Descreva em 25 e 35 linhas, como se deu a colonização espanhola e portuguesa na América do Sul e como se deu a independência dos países sul americanos. Descreva que outros povos e imigrantes ajudaram a construir os povos sul americanos em seu país.


Colonização espanhola e portuguesa

Em 1492, a serviço/trabalho da Coroa Espanhola, Cristóvão Colombo descobriu um continente até então desconhecido dos europeus, o qual posteriormente foi denominado de América. As terras encontradas foram disputadas entre Portugal e Espanha. Para controlar a disputa entre esses países, o Papa Alexandre VI da Espanha propôs a Bula Inter Cætera, dividindo o Oceano Atlântico por um meridiano. Mas, com o meridiano, Portugal só teria direito as terras africanas.

A Coroa portuguesa pressionou para mudarem o acordo e foi assinado o Tratado de Tordesilhas, dividindo o continente entre os dois países (sendo Espanha com oeste e Portugal com leste). Mas os outros países europeus não concordaram com isso.

A Conquista da América espanhola aconteceu de forma exploratória, isto é, não vinham para a América em busca de terras para povoar, eles ocupavam o espaço, apropriando-se de suas riquezas. Os espanhóis dizimaram as populações indígenas, impondo sua cultura, língua e religião.

Independência dos países Sul Americanos

As colônias espanholas na América receberam a influência de uma série de fatores em seus processos de independência. A Espanha era detentora do maior território colonial no continente americano, suas posses iam do atual México até o extremo sul do continente. Nestas terras se fortificou uma elite local conhecida como criollos, que eram os filhos dos espanhóis nascidos no Novo Mundo. Os criollos desenvolveram suas atividades e seus interesses na América, contestando, várias vezes, atitudes metropolitanas. Internamente, o fortalecimento dos criollos e a insatisfação com as exigências da metrópole influenciaram nos movimentos de emancipação.

Os criollos manifestaram-se em favor de maior liberdade política e econômica. Já no cenário internacional, o exemplo da independência dos Estados Unidos, que povoava o imaginário dos separatistas, e a situação política na metrópole, que passava por momentos de grande instabilidade, davam suas contribuições para o processo. O resultado foi uma série de independências no território americano que antes pertencia à Espanha, fragmentando toda a imensa colônia em vários países durante o século XIX.

Já o Brasil, colônia de Portugal, não passou por uma guerra contra à metrópole, caso dos Estados Unidos, ou por uma grande fragmentação do território, como aconteceu com a América Espanhola.

No final da década de 1810 apenas que o rei Dom João VI resolveu retornar à Portugal como tentativa de controlar as manifestações dos burgueses de tal localidade que se viam prejudicados em função do distanciamento da coroa. Porém no Brasil ficou o príncipe regente Dom Pedro I, o qual foi convencido pela nova elite local a tornar o Brasil independente e ainda ser o primeiro imperador do mesmo. Dom Pedro I interessou-se pela proposta e declarou a independência brasileira em 1822. No Brasil não houve guerra contra Portugal, mas sim guerras internas para afirmar toda a extensão do território pertencente ao novo imperador.

Povos e imigrantes

Em meados do século XIX, as áreas desocupadas do sul do Brasil e o crescimento da lavoura de café atraíram a mão-de-obra estrangeira, principalmente européia, que estava à procura de melhores condições de vida e de trabalho.

Portugueses, espanhóis, italianos, alemães, austríacos, entre outros povos, são atraídos pelas propagandas divulgadas em seus países, que acenam com uma vida melhor para quem quiser se aventurar nos trópicos. É da Itália, porém, que vem a maioria dos imigrantes. Fogem da falta de empregos e da fome generalizada. A maioria dos imigrantes vem para as lavouras de café de São Paulo.


4

Descreva pelo menos 8 religiões que são encontradas e crescem na América do Sul e como a Igreja Adventista chegou a este continente e desenvolveu seu trabalho. Cite o ano em que a IASD chegou em cada país e descreva em 10 linhas como ela chegou no seu país.


Como a Igreja Adventista chegou ao continente

A estrutura organizacional da Igreja Adventista do Sétimo Dia desenvolveu de forma progressiva. Em uma das reuniões da Assembleia da Associação Geral da IASD, realizada em 1913, foram criadas as divisões, a saber, subdivisões do campo mundial onde a Igreja possui representação de membros.

A Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia (DSA) é uma unidade administrativa da Associação Geral da IASD, fundada em 1916. Atualmente, compreende o território ocupado por oito países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

O ano de 1890 marca a chegada dos Adventistas do Sétimo Dia à América do Sul. Nesse período, a mensagem adventista se espalhou por meio de missionários vindos da América do Norte. Dentre eles se destaca o casal Jorge e María Riffel que aceitou a mensagem adventista em 1888 nos Estados Unidos. Convictos de que deveriam partilhar sua nova fé com os amigos na Argentina, os Riffels convenceram três famílias germânicas a se mudarem com eles para a província de Entre Rios em 1890.

Em 10 de dezembro 1891, chegaram os primeiros missionários Elwin W. Snyder, Albert B. Stauffer e Clair A. Nowling, os quais deram início ao programa de distribuição de literatura nesse continente e promoveram de forma significativa o avanço da mensagem adventista nesta região. O interesse pela mensagem adventista cresceu e se espalhou pelos demais países do continente, mas devido às emergentes necessidades Jorge Riffel apelou aos líderes da Igreja Adventista mundial para enviarem um pastor.

As datas em que a IASD chegou nos países

  • Uruguai - 1892
  • Argentina - 1894
  • Chile - 1895
  • Brasil - 1896
  • Bolívia - 1897
  • Paraguai - 1900
  • Equador - 1904
  • Peru - 1905


5

Qual é o nome e qual a localização do deserto mais seco do mundo?


O deserto do Atacama situa-se no norte do Chile, entre os rios Loa e Copiapó. Este deserto está delimitado a oeste pelo Oceano Pacífico e a leste pela Cordilheira dos Andes. De acordo com os especialistas em clima, o deserto de Atacama é o mais árido e seco do mundo.

Atacama.png
Atacama


6

Qual é a maior montanha da América do Sul? Qual sua altura e localização?


Aconcágua é a montanha mais alta fora da Ásia, com 6.961 metros de altitude, se localiza em Mendoza, Argentina.

Aconcágua


7

Qual é a maior floresta da América do Sul? Cite pelo menos 3 espécies animais características desta floresta.


Floresta Amazônica.

Jacaré-açu

Jacaré-açu (Melanosuchus niger)

Onça-pintada (ou jaguar)

Jaguar (Panthera onca)

Onça-parda (puma, suçuarana, leão-baio)

Onça-parda (Puma concolor)

Sucuri

Sucuri


8

Escolha um bioma da América do Sul e descreva o clima, animais e ecologia em pelo menos uma página.



8a

Pantanal



8b

Cerrado



8c

Pampa



8d

Mata Atlântica



8e

Caatinga



8f

Mangue



8g

Diferentes tipos de litorais sul americanos



8h

Cordilheira dos Andes



8i

Patagônia




9

Descreva cinco espécies de animais que só encontramos na América do Sul.


Arara-azul-grande

A arara-azul-grande atinge a maturidade aos três anos e reproduz entre novembro e janeiro. Faz a postura de um a quatro ovos e a incubação dura cerca de trinta dias. Os filhotes ficam cerca de três meses e meio no ninho, sob o cuidado dos pais, até se aventurarem no primeiro voo. A convivência familiar dura até um ano e meio, quando os filhotes começam a se separar dos pais.

Arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus)

Jaguar

A onça-pintada é um animal robusto e musculoso. Tamanho e peso variam consideravelmente: o peso normalmente está entre 56 a 96 quilos. Os maiores machos registrados pesavam até 158 quilos (tendo o peso de uma leoa ou tigresa), e as menores fêmeas chegavam a ter 36 quilos. As fêmeas são entre 10 a 20 % menores que os machos. O comprimento da ponta do focinho até a ponta da cauda varia de 1,12 m a 1,85 m. Sua cauda é a menor dentre os grandes felinos, tendo entre 45 e 75 centímetros de comprimento. Suas pernas são consideravelmente mais curtas se comparadas a um tigre ou leão com mesma massa corporal, mas são mais grossas e robustas. A onça-pintada tem entre 63 e 76 centímetros na altura da cernelha. É o maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo, menor apenas que o leão e o tigre.

A cor de fundo da pelagem da onça é amarelo acastanhado (às vezes mais pálido), mas pode chegar ao avermelhado, marrom e preto, para todo o corpo. As áreas ventrais são brancas. A pelagem é coberta por rosetas, que servem como camuflagem, usando o jogo de luz e sombra do interior de florestas densas. As manchas variam entre os indivíduos: rosetas podem incluir um ou várias pintas em seu interior, e a forma das pintas também pode variar. As manchas e pintas da cabeça e pescoço costumam ser sólidas, e na cauda, elas se unem, de forma a aparecer bandas.

Polimorfismo na cor ocorre na espécie e variedades melânicas são frequentes, sendo a principal variação na pelagem encontrada em animais selvagens. Em indivíduos totalmente pretos, quando visto sob a luz e de perto, é possível observar as rosetas. Apesar de ser conhecida popularmente como onça-preta, é apenas uma variação natural, não sendo uma espécie propriamente dita.

Jaguar (Panthera onca)

Lobo-guará

É o maior canídeo da América do Sul, atingindo entre 95 e 115 centímetros de comprimento, com uma cauda medindo entre 38 e 50 centímetros de comprimento e atingindo até 90 centímetros na altura da cernelha. Pesa entre 20,5 e 30 quilos, não havendo diferenças significativas no peso de machos e fêmeas. É um animal difícil de confundir com os outros canídeos sul-americanos, por causa de suas longas e finas pernas, densa pelagem avermelhada e grandes orelhas. A forma esguia da espécie provavelmente é uma adaptação ao deslocamento em áreas abertas cobertas por gramíneas.

A pelagem do corpo varia do vermelho-dourado ao laranja e os pelos da nuca e patas são pretos, não havendo uma subcamada na pelagem. A parte inferior da mandíbula e a ponta da cauda são brancos. Os pelos são compridos, podendo atingir até 8 centímetros de comprimento ao longo do corpo, formando um tipo de crina na nuca do animal. Quase não existe variação na cor da pelagem, e não é possível identificar os indivíduos ou o sexo a partir da coloração dos pelos, embora já tenha sido registrado um indivíduo totalmente preto no norte de Minas Gerais.

Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus)

Mico-leão-dourado

O mico-leão-dourado possui toda a pelagem de cor ruiva a dourada, o que conferiu o nome popular, e possui uma juba derivada de pelos que saem das bochechas, cabeça, pescoço e cobrem as orelhas. Acredita-se que essa cor de pelagem deva-se à ingestão de carotenoides e à exposição à luz solar: observa-se em alguns animais em cativeiro, uma coloração mais clara, e provavelmente isso se deve a dieta deficitária em carotenoides. Os pelos são trocados gradativamente, uma vez ao ano, principalmente na estação chuvosa. Fêmeas grávidas perdem menos pelos no período da troca. A face é negra, quase nua. Tem 26 cm de comprimento sem a cauda e pesa 620 g em média. Animais criados em cativeiro podem chegar até 800 g, o que representa o maior tamanho entre os Callitrichinae.

Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia)

Jaguatirica (ocelote)

A jaguatirica é um felídeo de porte médio, tendo entre 72,6 e 100 centímetros de comprimento, com a cauda tendo cerca de 25,5 a 41 centímetros de comprimento (trata-se de uma cauda relativamente curta). Os machos pesam entre 7 e 15,5 quilos, sendo pouco maiores que as fêmeas, que pesam entre 6,6 e 11,3 quilos.[16] É o terceiro maior felídeo neotropical, sendo menor apenas que a onça-pintada (Panthera onca) e a onça-parda ou suçuarana (Puma concolor). Ao contrário do que é observado com a onça-pintada, as jaguatiricas que habitam ambientes florestais tendem a ter maior massa corporal do que as que vivem em ambiente savânicos: possuem, em média, 11,1 quilos na floresta tropical, enquanto que, em ambientes semiáridos, possuem em média 8,7 quilos.

A pelagem é curta e brilhante, com o fundo variando do amarelo claro ao avermelhado e cinza, com manchas sólidas ou rosetas que podem se unir formando listras horizontais no corpo. As manchas pretas se unem para formar listras horizontais no pescoço. O ventre é mais claro, com manchas escuras, e a cauda possui barras escuras na ponta. Possui a parte posterior das orelhas de cor preta, com uma mancha branca. Esse padrão de coloração é muito semelhante ao do gato-maracajá (Leopardus wiedii), o que pode confundir a identificação das duas espécies: entretanto, a jaguatirica é maior e possui a cauda mais curta. Não existe registro de exemplares melânicos, mas existe com listras vermelhas. As patas anteriores são muito maiores que as posteriores, o que conferiu o nome de manigordo ("mãos gordas") em algumas localidades de língua espanhola. Possui cinco dedos com garras nas patas anteriores e quatro dedos com garras nas posteriores. Os músculos peitorais e dos membros anteriores são fortes e permitem que a jaguatirica seja uma excelente escaladora.

Ocelote (Leopardus pardalis)


10

Entreviste pessoalmente ou pela internet um Desbravador (10-15 anos) de um país sul americano diferente do seu e pergunte: Como são os Desbravadores de seu país e que especialidades mais gostam de fazer? O que ele mais gosta no país dele? Que lugares da América do Sul ele gostaria de conhecer? Se possível troque um trunfo, insígnia ou camiseta com este novo amigo.




Referências